Agricultura

SAAE INICIA INSTALAÇÃO DE HIDRÔMETROS NA CIDADE.

SAAE INICIA INSTALAÇÃO DE HIDRÔMETROS NA CIDADE.

Nesta segunda-feira, dia 05.02, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de São João do Sóter, deu início ao trabalho de hidrometração (instalação de hidrômetros) na zona urbana da cidade.

De acordo com o SAAE, a vantagem em possuir este equipamento é que a medição feita por ele mostra o real consumo de água feito pelo cidadão. Seu uso proporciona mais transparência no fornecimento de água.

Nessa primeira etapa está prevista a instalação de hidrômetros em 300 casas – pertencentes a funcionários públicos. Para dar o exemplo, a primeira instalação foi realizada na residência da prefeita Josa Silva. A segunda casa foi a do diretor do SAAE, Nonato de Deus e a terceira, a do Presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo José. Em seguida haverá a instalação dos aparelhos nas residências dos secretários municipais e vereadores. Depois a população em geral.

A instalação dos hidrômetros na cidade consta no Decreto Lei nº 235/2015. Para efetivar a implantação dos aparelhos, foi regulamentada a Lei nº 130/2017.

Com os hidrômetros espera-se que os moradores façam um consumo equilibrado da água, sem desperdícios. Atualmente, para ter direito ao pagamento da taxa mínima de consumo, o cidadão pode consumir até 15m³ por mês.

A partir do segundo semestre o SAAE pretende dar continuidade à hidrometria, desta vez na zona rural.

Com relação à instalação de poços, foram construídos 71 sistemas de distribuição de água, entre zona rural e urbana. Na gestão Josa Silva, em parceria com o Governo do Estado, foram construídos mais 8 sistemas de abastecimento de água. Sendo que 5 foram entregues e 3 estão em fase de conclusão.

Mais em Agricultura


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!