IV RESPOP estimula gosto pela poesia entre alunos da rede municipal de ensino

A Prefeitura de São João do Sóter, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última sexta-feira (12), na praça ao lado da Secretaria de Educação, o “IV Recital Sotense de Poesia na Praça - RESPOP". O projeto foi idealizado pelo professor e poeta caxiense “Carvalho Júnior” e pela então professora e atual secretária de Educação Rose Araújo.

“Eu sou uma amante da literatura e nosso intuito com esse projeto é desenvolver novas habilidades nas nossas crianças, fazer com que eles sejam atraídos pela leitura. O conhecimento é o que move o mundo, é um incentivo à emoção e a escrita, é um sentimento de gratidão e encantamento”, enfatiza a secretária da Educação, Rose Araújo.

O principal objetivo do projeto foi incentivar a apreciação poética por parte dos alunos. Nesta edição, todas as 68 escolas do município participaram do RESPOP, que homenageou o poeta Nordestino Bráulio Bessa. Na ocasião os alunos das escolas municipais apresentaram suas produções em forma de recital, danças e coreografias, além de exposições nos estandes e murais.

Além dos estudantes, o evento contou com a participação da comunidade civil e de secretários de governo, entre eles o chefe de Gabinete, Francisco Onete, representando a prefeita Josa Silva.

“Acredito que só transformamos caminhos se for através da educação. É preciso ter um olhar diferenciado na educação infantil, que é quando construímos o cidadão. Esse é o momento da formação de valores, e o governo tem se preocupado em incentivar projetos como este, pra continuar oferecendo as nossas crianças uma educação transformadora”, ressaltou o chefe de Gabinete Francisco Onete.

Houve ainda a participação especial dos professores e poetas sotense Nonato Pires, Professor Jocélio, e vários outros. “É um sentimento de grande carinho. Sinto- me uma criança, por saber que valorizam aquilo que é seu, aquilo que é do lugar. Sinto-me realizado, fazendo aquilo que mais gosto, que é escrever poemas e poesias”, disse o poeta sotense Nonato Pires.

Mais em Educação