Assistência Social

Sedes realiza palestra de capacitação com equipe Intersetorial de Programas Federais

A Prefeitura de São João do Sóter, em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEDES),  promoveu na última terça-feira (19), uma palestra de capacitação com a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A ação aconteceu no auditório da Câmara Municipal e reuniu servidores, secretários e coordenadores  da pasta.

“Esse momento possibilita a geração de novas ferramentas, que vai condicionar um melhor serviço e atendimento aos usuários cadastrados nos programas. Nossa secretaria está empenhada e de portas abertas para ajudar nosso povo”, disse a secretaria de Desenvolvimento Social, Francisca Rosa.

O evento objetivou orientar a equipe da Seds quanto ao uso das ferramentas do Cadastro Único (Cadúnico), para acompanhamento e monitoramento das famílias beneficiárias de políticas públicas dos programas federais. Além de construir soluções para o fortalecimento da gestão municipal a partir dos parâmetros selecionados pela Secretaria Nacional de Renda - SENARC, que identifica as informações pós-cruzamento dos indices de cada um dos 217 municipios maranhenses.

A palestra foi ministrada pela Coordenadora Estadual do Bolsa Família e do Cadastra único, Vânia Fonseca. “Estamos instruindo a equipe municipal para juntos, de forma intersetorial, trabalhar nesse foco”, completou.

A ação faz parte da Rota de Monitoramento Estadual, Suporte Técnico e Capacitação para os Trabalhadores do Cadastro Único e Bolsa Família. Na ocasião foram capacitadas também toda equipe municipal quanto as diretrizes e estrategias da campanha TSEE, gestantes beneficiárias, PBF, Frequencia Escolar PBF, povos e comunidades tradicionais  e BPC.