Mutirão do Glaucoma é realizado em São João do Sóter

São João do Sóter recebeu na manhã deste domingo (09) o Mutirão Itinerante de Consultas para Diagnósticos e Tratamento do Glaucoma. A ação foi promovida pela Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Prefeitura de São João do Sóter, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Os atendimentos aconteceram no Hospital Municipal Clodomir Rocha e envolveu profissionais da área de saúde do município e do Estado. O intuito da ação foi prevenir, tratar e acompanhar os casos diagnosticados da doença.

"Sabemos da importância do acesso ao diagnóstico precoce e do tratamento adequado para que as pessoas não percam a visão. Essa é mais uma ação de parceria entre o Estado e município que proporciona melhores condições de saúde à população", disse a prefeita Josa Silva.

No total mais de 100 pessoas foram atendidos no mutirão. Entre os procedimentos, consultas médicas de novos pacientes e de retorno, entrega da medicação após prescrição médica (colírio), entre outros.

Glaucoma

Causada por uma lesão nos olhos, o glaucoma é caracterizado pelo aumento da pressão intraocular. Para evitar possível cegueira, é necessário que o paciente faça acompanhamento médico especializado, utilize medicamentos próprios e receitados por um oftalmologista, além de realizar consultas de rotina.

O glaucoma pode ser de ângulo aberto e de ângulo fechado. Quando de ângulo aberto, a pessoa não percebe a perda gradativa da visão periférica e, por isso, corre grande risco de ficar cega. Já o de ângulo fechado é mais perceptível, uma vez que apresenta dor e vermelhidão contínua nos olhos, dores de cabeça, tontura e outros sintomas.