Governo lança campanha "Carnaval com Saúde"

Separe o glittler, prepare a fantasia e fique de olho na saúde. Chegou a época mais esperada do ano para muitos brasileiros e o clima alegria já contagia as festas de Pré-Carnaval , um grande ensaio para os dias de folia do período carnavalesco. Embora as expectativas dos foliões sejam de curtição, tão importante quanto se divertir é cuidar da saúde e aproveitar todos os dias de festa sem transtornos.

E nesse sentido, a Prefeitura de São João do Sóter lança a campanha Carnaval com Saúde”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Cultura e demais Secretarias Municipais. O objetivo do projeto é promover saúde no período de Pré-Carnaval e Carnaval, com dicas para prevenção de agravos à saúde.

“ O governo já iniciou as festas do período  carnavalesco e é importante que além da folia possamos também proporcionar ações voltadas pra saúde. Trabalhar a conscientização dos foliões sobre a prevenção durante o carnaval, e também depois dele, é um ato de preocupação e cuidado com a nossa população", ressaltou a secretária de Saúde e vice-prefeita, Lacerda.

As ações acontecerão entre os dias 11 e 25 de fevereiro em Instituições Públicas, escolas, praças e Unidades Básicas de Saúde da cidade. Serão realizadas palestras, blitz educativas e exposições, proporcionando rodas de conversas e a entrega de material educativo e de prevenção.

“Carnaval com Saúde” vai orientar  a população sobre os cuidados para prevenir o contágio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como o HIV, as hepatites virais e a sífilis, entre outras doenças; além de promover ações sobre boa alimentação e ingesta hídrica, moderação no uso de álcool e drogas, combate a violência e etc.

Dados
De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, em 2017, foram diagnosticados 42.420 novos casos de HIV, e notificados 119.800 casos de sífilis. No mesmo ano, na população do Ceará, foram detectados 883 casos de contágio de sífilis e 535 de HIV.

A estimativa é que 136 mil brasileiros ainda não sabem que estão com HIV, o que agrava o risco de contrair ISTs em relações sexuais sem proteção, seja em relações esporádicas ou estáveis.