Secretaria de Educação promove campanha de confecção de máscaras

As boas iniciativas seguem fortalecendo as ações de enfrentamento ao Covid-19 em São João do Sóter. Dessa vez, a colaboração partiu da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, que lançou uma campanha de incentivo para que pessoas voluntárias produzam máscaras, que serão entregues gratuitamente para a população sotense. Além de incentivar a participação voluntária, a Semed vai disponibilizar TNT para os voluntários.

“ Esse material seria utilizado nas escolas pelos alunos, mas como estamos sem aula devido à pandemia, a secretaria decidiu utilizá-lo para outro fim. O TNT será transformado em máscaras caseiras de proteção e vai contribuir para que inúmeros sotenses se protejam contra a doença. Esse é um momento que precisamos unir forças e buscar alternativas para enfrentar esses momento difícil da melhor forma possível”, explicou a secretária de Educação, Rose Araújo.

O pedido da Secretaria já começou a ser atendido e várias pessoas iniciaram a confecção das máscaras em suas residências. São professoras, educadoras, pais de alunos e comunidade em geral, que se propuseram a contribuir na prevenção.

É o caso da Rosimeire Cardoso. “Ajudar o próximo nesse período tão delicado é a maior recompensa dessa ação. Nós temos que ajudar de alguma forma, e eu encontrei uma maneira de fazer isso fazendo as máscaras. É uma experiência maravilhosa”, contou.

Edna Martins e Ediane Martins, se sensibilizaram com a campanha e também decidiram ajudar. Mãe e filha fizeram questão de abraçar a causa. “A gente entendeu que é necessário se prevenir e algumas pessoas não tem essa condição.  Nesse momento o maior bem que podemos ter é a nossa saúde, por isso, decidimos ajudar a proteger quem precisa”, disse Ediane.

“É uma forma da gente cumprir as normas dos órgãos de saúde, e cumprir nosso papel social. Precisamos ter mais empatia, e não proteger só a mim, mas o meu vizinho, meus amigos, meus familiares e aqueles que não tem condições de comprar a máscara. Se todo mundo fizer um pouco, a gente vai conseguir vencer esse vírus juntos”, frisou a professora Vanuza Sales Duarte, que também aderiu à campanha.

“Nesses momentos de fragilidade que as pessoas se encontram, todos os caminhos vão em direção a ajuda ao próximo. Parabenizamos a Secretaria de Educação pela iniciativa e todos os voluntários que estão participando dessa ação confeccionando esse tipo de equipamento de proteção. A gestão municipal continuará promovendo e apoiando ações que visam proteger nosso povo”, disse a prefeita Josa Silva.

Em média serão produzidas mil máscaras, que serão distribuídas para quem trabalha diretamente com o público neste momento de pandemia, ajudando, assim, os mais vulneráveis. A expectativa é realizar a entrega já nos próximos dias.