Saúde

Equipes de saúde realizam busca ativa de casos da COVID – 19 no povoado Pedras e comunidades vizinhas
Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros e demais profissionais da Unidade Básica de Saúde Marly Sarney, no Povoado Pedras, realizaram o trabalho de busca ativa de casos da COVID – 19 no povoado Pedras e comunidades vizinhas. A ação foi promovida pelo Prefeitura de São João do Sóter, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o intuito de reforçar a identificação rápida de pacientes do Covid-19, garantindo assim o isolamento dos novos casos e o bloqueio do contágio local do vírus.
Com um trabalho de visita peridomiciliar, a ação consistiu na identificação de suspeitos e encaminhamento para testagem, busca de pacientes sintomáticos, além de orientação da população para a prevenção da Doença. “ Com a busca ativa pudemos orientar pessoas que estão sentindo sintomas de Coronavírus a fazerem a testagem, além de identificar também novos casos suspeitos. Esta é uma forma de evitar que o vírus lhe espalhe”, reforçou o presidente do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, Caio Barbosa.

A ação iniciou no domingo (21) nos Povoados Pequizeiro, Porcos, Lobão e Carnaúba. Já nesta segunda-feira (22) a Busca Ativa aconteceu no povoado Pedras.  Além dos profissionais na UBS, a ação teve a participação também da Equipe de Vigilância Epidemiológica, que acompanhou as visitas; e da Equipe Técnica do Laboratório do Hospital Municipal Clodomir Rocha, que realizou testagem dos pacientes suspeitos.