Turismo

Mais de 100 mil fiéis prestigiaram Festejo de São Francisco em São João do Sóter

O Festejo de São Francisco das Chagas, realizado no povoado Alto do São Francisco, em São João do Soter, finalizou sua vasta programação na noite desta segunda-feira (4). Desde o dia 24 de setembro, fiéis de diversas regiões participaram de missas, romarias, batizados, procissões e, ainda, de Festival de Gastronomia, concurso e atrações culturais como: dança do Lili, Boi o Prometido, Dança Portuguesa Império Sotense, festa do Divino, Reisado Onde Canta o Sabiá entre outras atrações.

Neste ano mais de 100 mil fiéis participaram do festejo. Dona Bruna Pereira é um exemplo de devota, que todo ano, faça chuva ou sol, está presente na romaria, para agradecer pela cura de seu filho. “Meu filho teve um problema de saúde grave, fiz uma promessa à São Francisco se ele o curasse, eu viria pagar a minha promessa”, comentou a fiel.

A Secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Giovana Rocha, falou da importância do festejo do Padroeiro. “São Francisco é uma grande inspiração para todos nós que se despojou de toda vaidade e riquezas para seguir a sua missão de cuidar dos mais necessitados. Não à toa, é um santo com muitos devotos e todos os anos superamos nosso público. Nós da Sincotur junto à Prefeitura e a Coordenação de Cultura, trabalhamos para oferecer a melhor estrutura e programação para os devotos e, aproveitamos também para agradecer pelas bençãos recebidas”, falou.

Atualmente, o Festejo é uma referencia em Turismo Religioso no Maranhão. O secretário de Turismo do Maranhão, Catulé Júnior, esteve presente no evento e falou sobre a importância do apoio dado ao município e sobre esse segmento do turismo. “Os antigos turistas eram os peregrinos que se deslocavam entre territórios muitas vezes tendo a fé como motivação. Até hoje esse segmento tem lugar de destaque no turismo com as peregrinações a locais sagrados se tornando expressão da nossa religiosidade. Temos apoiado diversos festejos religiosos no estado e fiz questão de vir pessoalmente a São João do Soter na missa final celebrada pelo bispo da diocese e prestigiar essa incrível comemoração e celebração de fé que acontece há décadas nesse município”, pontuou Catulé Júnior.

“A cada ano o Festejo de São Francisco ganha mais força e este ano o público superou todas as nossas expectativas. A prefeitura vem trabalhando para oferecer ao público que visita o povoado uma estrutura adequada, além de uma programação diversificada. O apoio do governo, por meio da Setur, é uma verdadeira homenagem aos romeiros que nos visitam”, disse a prefeita Josa Silva.

Mais em Turismo

Endereço: RUA GRANDE \ CENTRO \ SÃO JOÃO DO SÓTER - MA \ CEP: 65615000