Prefeitura promove ações do outubro Rosa na Zona Rural

A campanha Outubro Rosa é realizada todos os anos para conscientizar a população sobre o câncer de mama, a fim de promover informações sobre o diagnóstico e tratamento da doença. Em São João do Sóter, a prevenção do câncer de mama é realizada a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que, se necessário, realiza o encaminhamento para as unidades de especialidade.

Com essa preocupação constante, a Prefeitura de São João do Sóter, através das secretarias de Saúde, secretaria da Mulher, secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Administração, Fazenda e Infraestrutura, preparou uma série de ações educativas, de sensibilização e de prevenção do câncer de mama. A ideia é incentivar a sociedade a identificar precocemente a doença.

A Coordenadora da Atenção Básica no Município, Gilmara Melo, falou sobre as programações.  “Esse ano, intensificamos as ações, durante todo o mês de outubro, estamos realizando consultas e exames preventivos para as mulheres em todas as unidades e ações como palestras, seminários, exames de citologia, avaliação odontológica, atividades culturais e de promoção da autoestima, escuta e acolhimento para as usuárias das unidades de saúde do município”, frisou.

Na manhã desta quarta-feira (20), foi a vez da UBS do Povoado Santa Maria receber as ações da Campanha. Coordenadores municipais e o vereador Márcio Magalhães prestigiaram o evento.

A secretária da Mulher, Julinha Magalhães, destacou o objetivo das ações, ressaltando a preocupação da gestão com o cuidado e com a saúde nas comunidades. “Trazer essas informações para as comunidades é uma forma de demonstrarmos atenção, carinho e compromisso com nossas mulheres, uma característica da gestão da Prefeita Josa que, diariamente, junto com a vice Lacerda se dedica para tornar a administração e a cidade mais humana”, afirmou.

"As ações que estão sendo realizadas no município refletem a nossa preocupação em oferecer cada vez mais possibilidades de prevenção ao câncer de mama. O nosso objetivo é engajar a população nessa causa, levando informação e promovendo atividades de orientação", disse a prefeita Josa Silva.

Além de aprender mais sobre os cuidados necessários para combater o câncer de mama, as usuárias aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas com a Advogada e Assessora Jurídica da secretaria da Mulher, Mariana Pessoa, sobre os direitos da mulher oncológica. “A campanha Outubro Rosa fala de conscientização, principalmente, diagnóstico precoce e tratamento em momento oportuno, por isso, momentos assim são essenciais para esclarecermos dúvidas, quebrar tabus, desmistificar fake News, ter conhecimento sobre seus direitos e incentivar essas mulheres para que elas se tornem multiplicadoras de informações para seus familiares e amigos”, falou.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais recorrente entre a população feminina do mundo. Tendência que se reflete no Brasil. A doença é causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Por isso, é importante que a mulher faça seus exames de rotina periodicamente para que, se houver suspeita, o tratamento seja iniciado o quanto antes.

Endereço: RUA GRANDE \ CENTRO \ SÃO JOÃO DO SÓTER - MA \ CEP: 65615000