Com o objetivo de melhorar a condução das centenas de atendimentos no município, a Prefeitura de São João do Sóter e a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) reuniram diversos setores para a articulação dos diversos serviços ofertados pela Carreta de Direitos da DPE/MA, e também de parceiros, para as comunidades quilombolas e toda a população sotense entre os dias de 26 e 27 de junho. Essa ação tem como um dos pilares a inclusão de pessoas que não possuem registro civil e outros documentos essenciais para o pleno exercício da sua cidadania.
O coordenador de Igualdade Racial, Reginaldo Santana,destacou a importância da Carreta dos Direitos para a promoção da igualdade. “Muitas vezes, as comunidades quilombolas enfrentam dificuldades no acesso aos serviços públicos e no reconhecimento de seus direitos fundamentais. Nesse sentido, a Carreta representa uma oportunidade de aproximação dessas comunidades com os órgãos responsáveis pela garantia de seus direitos, contribuindo para a inclusão social e o fortalecimento da identidade quilombola”, disse.
A secretária de Desenvolvimento Social Neta do Quirino enfatizou a importância da Carreta dos Direitos como um instrumento de transformação social. “Essa iniciativa vai além da oferta de serviços jurídicos, teremos ações de cidadania, atendimentos de saúde, negociações, roda de conversas, palestras. Por meio dessa ação itinerante, é possível proporcionar às pessoas atendidas melhores condições de vida”, afirmou a secretária.
A prefeita Josa Silva destacou que essa ação conjunta é fundamental para o sucesso do evento e para o atendimento efetivo das demandas da população. “A Carreta dos Direitos é uma ação concreta de transformação social. Por isso ressaltamos o compromisso da Prefeitura em articular e fornecer todo o suporte necessário para a realização de eventos como esse, visando a promoção da igualdade, a inclusão social e o fortalecimento da cidadania em São João do Sóter”, frisou a prefeita.