Assistência Social

Secretaria de Desenvolvimento Social de São João do Sóter promove formação para orientadores sociais

Na manhã desta sexta-feira (26), a Secretaria de Desenvolvimento Social de São João do Sóter realizou uma importante formação para os orientadores sociais que atuam nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), dentro do contexto do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O evento, realizado nas instalações do CRAS da Sede do município, teve como objetivo principal aprimorar o conhecimento dos profissionais sobre temas relevantes para o trabalho com crianças, adolescentes e idosos, ampliando suas habilidades e competências para lidar com as demandas sociais.

Com a presença de facilitadores, orientadores sociais e da Assessora Especial Edna Rocha, a formação abordou temas cruciais para as atividades desenvolvidas nos CRAS. Destacaram-se a importância da motivação no ambiente de trabalho, o trabalho em equipe, a interação social, o desenvolvimento pessoal e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

"A formação dos orientadores sociais é fundamental para garantir a qualidade dos serviços oferecidos à população. Eventos como este não apenas fortalecem o conhecimento técnico dos profissionais, mas também promovem a integração e o compartilhamento de boas práticas. É uma oportunidade valiosa para enriquecermos nosso trabalho e ampliarmos nosso impacto na comunidade", ressaltou a assessora especial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Edna Rocha.

PROGRAMAÇÃO

A palestra de abertura foi ministrada por Edna Rocha, abordando os temas "Motivação no Trabalho" e "Trabalho em Equipe". Ainda na parte da manhã, teve palestra sobre orientações técnicas para a prática do Orientador Social no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) pelas ministrantes Nara Rejane, Coordenadora do CRAS, e Débora Medeiros, Assistente Social do CRAS.

No período da tarde, os orientadores sociais tiveram a oportunidade de realizar o planejamento mensal de suas atividades, contando com a supervisão e orientação de Susana Rios, Coordenadora do SCFV, e Suênia Vale, Pedagoga do CRAS.

Endereço: AVENIDA ESPERANÇA , 2025 \ CENTRO \ SÃO JOÃO DO SÓTER - MA \ CEP: 65615000

Horário de atendimento: 08h às 14h