Educação

Prefeitura de São do Sóter promove Formação Continuada para Agentes de Inclusão e Cuidadores

Na busca por uma educação mais inclusiva e acolhedora, a Prefeitura de São Jão do Sóter, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta segunda-feira (13), uma Formação Continuada destinada aos Agentes de Inclusão e Cuidadores. Com o tema "Conhecer para Incluir", o evento aconteceu nos turnos manhã e tarde no auditório da Câmara Municipal. A formação foi conduzida pela Professora Simone Andrade, em parceria com a Educação Especial e o Núcleo Multiprofissional da SEMED.

O principal objetivo da formação foi proporcionar aos participantes uma compreensão mais profunda e abrangente sobre as necessidades dos estudantes com Transtorno do Neurodesenvolvimento, além de construir um perfil detalhado desses alunos. A iniciativa visa fortalecer as práticas educacionais inclusivas no município, garantindo que cada estudante receba o suporte e a atenção adequados para o seu pleno desenvolvimento acadêmico e social.

Durante o evento, foram abordadas considerações fundamentais para o atendimento desses estudantes, incluindo estratégias pedagógicas, recursos de apoio e formas de promover um ambiente educacional mais acolhedor e inclusivo. A troca de experiências entre os participantes também desempenhou um papel importante para enriquecer a prática diária.

A Secretária de Educação, Tatiana Araújo, destacou a importância da formação. "A inclusão vai além de simplesmente colocar todos os alunos na mesma sala de aula. É preciso compreender suas dificuldades, seus potenciais e suas peculiaridades para oferecer um suporte eficaz e garantir que todos tenham acesso a uma educação de qualidade", afirmou.

Endereço: AVENIDA ESPERANÇA , 2025 \ CENTRO \ SÃO JOÃO DO SÓTER - MA \ CEP: 65615000

Horário de atendimento: 08h às 14h