1ª Corrida Rosa marca encerramento da Campanha Outubro Rosa

Uma competição marcada por alegria e conscientização. Assim foi a 1ª Corrida Rosa, ação que aconteceu na tarde da última quinta-feira (31)  encerrando a Campanha Outubro Rosa no município. A atividade foi promovida pela Prefeitura de São João do Sóter, por meio da Secretaria Municipal da Mulher.

Com um percurso na Avenida Esperança, a corrida reuniu dezenas de mulheres, entre alunas do Programa Mulheres em Ação (zumba) e comunidade em geral. O primeiro lugar da competição foi conquistado por Sandra Maria Tomaz dos Santos, e o segundo e terceiro lugares por Francisca Pires de Araújo e Anádia Silva Sousa, respectivamente. As campeãs receberam premiações; e brindes foram distribuídos para mulheres assistidas pelo programa.

“ Estou muito feliz em ganhar o primeiro lugar. Começei no zumba há apenas dois meses e já me sinto muito bem, pois a aula é ótima e também já fiz muitas amizades. Quero dar os parabéns a todos por essa atividade e dizer que é muito importante que as mulheres participem, porque é uma forma de melhorar a saúde e também de aprender”, disse Sandra Santos.

Ações do Outubro Rosa

Durante todo os mês a Secretaria da Mulher realizou diversas ações voltadas para a Campanha. O objetivo foi levar as sotenses políticas públicas para mulheres em vulnerabilidade, através da conscientização a respeito da prevenção do câncer de mama, aumentando assim as chances de cura e reduzindo as taxas de mortalidade da doença.

“ Parabenizamos toda a equipe da secretaria pela realização de mais uma campanha de sucesso. Sabemos da importância de conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer do mama e outros assuntos relacionados à saúde e temos certeza que essa mensagem foi levada à centenas de sotenses. O governo continuará promovendo e apoiando ações como estas, que primam pela qualidade de vida de nossas mulheres”, frisou a prefeita Josa Silva.

A campanha contou com entrega de kits e laços rosa em todos partições públicas e  iluminação e decoração rosa em setores públicos; palestras sobre Políticas Públicas para as Mulheres, Empoderamento Feminino, Direitos das Mulheres com o Câncer de Mama, Prevenção do Câncer de Mama, Direito  e Saúde da Mulher e Ampliações. Foram realizados também o  1ª Chá Rosa , a 1ª Corrida Rosa; além da participação da equipe da Secretaria da Mulher em uma capacitação no fórum Desembarcador Almada Lima, em Caxias, com Grupo Reflexivos com homens autores de violência doméstica.

“Realizamos palestras, auto-exames, atividades físicas, entre outras atividades, na sede do município e na zona rural, visando promover a saúde e bem estar das mulheres sotenses. A nossa avaliação da campanha é muito positiva, pois todas as ações propostas foram realizadas e centenas de mulheres do município atendidas.  Agradecemos a todos que contribuíram para essa campanha, seja no apoio e parceria, na participação, na mobilização, enfim, todos que realizaram esse lindo trabalho para as mulheres sotenses”, declarou a secretária da Mulher Julinha Magalhães.

Mais em Eventos