Povoados Pedras e Candeias recebem ações intensivas contra a COVID-19

A Prefeitura de São João do Sóter, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (27) uma ação intensiva contra a COVID-19 nos povoados Pedras e Candeias. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Batalhão de Polícia Militar de São João do Sóter, que realizaram rondas nas comunidades; e da Vigilância Epidemiológica, com a realização de barreiras sanitárias.

Em Pedras, o trabalho foi coordenado pela Equipe de Saúde da UBS Marly Sarney. Já no povoado Candeias, a ação ficou sob a coordenação da UBS Josélia Ramos Macedo. Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde visitaram todos os casos confirmados para verificação do quadro clínico, realizando a entrega de medicamentos e notificação de contatos. Houve também a distribuição de máscaras para a população carente e material informativo sobre a doença.

"As ações de prevenção contra a COVID-19 estão sendo intensificadas na zona rural. Agradecemos todos os profissionais da Saúde que estão realizando continuamente esse trabalho, com dedicação e empenho. Vamos continuar unindo forças e levando informação e atendimento adequado à população sotense", disse a vice-prefeita Maria do Carmo Lacerda.

Na oportunidade, as equipes de saúde reforçaram sobre as medidas preventivas de decretadas pelo município quanto ao isolamento social, que inclui a proibição de festas ou qualquer evento que resulte em aglomeração de pessoas; proibição de venda de bebidas alcoólicas nos finais de semana; o toque de recolher, onde a população não pode permanecer em ruas e praças, ou outros locais, no período das 21h as 05h.

Busca Ativa

Nesse final de semana foi realizada também mais uma etapa da Busca Ativa de casos da COVID-19. Desta vez a ação aconteceu no povoado Bacabinha e comunidades vizinhas.

Equipes de saúde fizeram distribuição de material informativo fizeram triagem de casos suspeitos. Houve também realização de testagem pela equipe de laboratório.