Aulas remotas garantem educação no município durante pandemia

Para tentar diminuir os efeitos da pandemia na vida escolar, a Prefeitura de São João do Sóter, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está aplicando o sistema de aulas remotas com alunos da rede pública de ensino.

“A oferta de aulas não presenciais é uma forma de reaproximar alunos e professores e evitar danos à aprendizagem. Nesse momento de pandemia, nosso objetivo é fortalecer o ensino do nosso município, e a interação com as famílias e alunos, prestando toda a assistência necessária para o desenvolvimento e eficácia das atividades”, explicou a secretária de Educação Rose Araújo.

As atividades remotas, toda metodologia de aula dada fora do espaço físico escolar, são autorizadas pelo Ministério da Educação e válidas como carga horária.

“Estamos seguindo as diretrizes do Ministério da Educação, oferecendo alternativas viáveis e adequadas aos estudantes. Vivemos um momento de crise, mas, confiamos na competência dos nossos profissionais da Educação no desenvolvimento das aulas remotas; mantendo assim, nosso compromisso de promover uma educação de qualidade aos estudantes sotenses", frisou a prefeita Josa Silva.

Kemilly Thawanny, 10 anos, é uma das milhares de estudantes sotenses que estão estudando por meio das aulas remotas. “ Eu estudo todos os dias e faço todas as atividades que são repassadas pelos professores. A equipe da educação está mostrando que está preocupada com o nosso desenvolvimento, com a nossa educação, nos dando todo o apoio para que nós possamos passar de ano e construir o nosso futuro. Eu agradeço toda a escola, as professoras, a diretora, a Secretaria de Educação, a Prefeitura, enfim, agradeço todo o governo por nos dá mais essa oportunidade de aprender”, disse a estudante do 5° ano da escola Roseana Sarney.

Como funciona

Os professores da rede municipal prepararam conteúdos complementares que são repassados aos pais e estudantes através de redes sociais e canais de comunicação virtuais. Os alunos tem acesso aos conteúdos também pela plataforma de estudo  "Estude em Casa São João do Sóter.

Os contatos e orientações aos alunos e famílias são feitos pelos gestores, e professores de cada unidade escolar. Cada professor atua com seus alunos com adaptação de conteúdo relativo à série, além de contar com o suporte pedagógico por parte da Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos que não têm acesso à internet são comtemplados com outros formatos de aulas remotas, através de livros específicos, apostilas e outros conteúdos entregues aos pais ou responsáveis, na escolas, com os devidos cuidados sanitários.