Governo inicia instalação de iluminação de LED no município

A Prefeitura de São João do Sóter, através da Secretaria Municipal de Administração, Fazenda e Infreestrutura, iniciou a modernização da Iluminação Pública no município. A ação faz parte da nova Política de Eficiência e Racionamento Energético e nesta primeira etapa vai beneficiar o povoado Pedras e a sede do município, com a troca de centenas de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED de alta eficiência.

O serviço já está sendo executado no povoado Pedras, que vai receber 60 lâmpadas de LED. “ As lâmpadas de vapor de sódio e vapor de mergulho serão substituídas por lâmpadas de LED de alta eficiência. Essa troca vai trazer mais economia e iluminação nas localidades”, explicou o diretor Técnico da ABF Energia, Adriano Almeida.

A previsão é que o serviço no povoado seja finalizado até a primeira quinzena de agosto, para então iniciar o trabalho na Avenida Esperança, sede do município. As lâmpadas retiradas passarão por manutenção para serem implantados em ruas do município que ainda não possuem o sistema de iluminação pública.

“ Neste primeiro momento todas as lâmpadas comuns que funcionarem serão reaproveitadas em outras localidades. Posteriormente faremos também a troca pela lâmpada de LED, pois a partir de agora todas as lâmpadas adquiridas pela Prefeitura serão de LED”, frisou o secretário de Administração, Fazenda e Infraestrutura, Francisco Junior.

O LED tem a característica de emitir mais luz e consumir até 60% menos energia do que outros tipos de lâmpadas. Além de não empregar em sua composição e no processo de geração de luz elementos nocivos ao meio ambiente, a vida útil das lâmpadas de LED atingem até 50 mil horas, enquanto os modelos convencionais (sódio e mercúrio) duram em média 10 mil horas.

“ O investimento em iluminação pública é essencial para a segurança e bem-estar da população. Tanto a sede quanto a zona rural serão beneficiadas, mostrando que o governo está emprenhado em atender as demandas de todo o município”, ressaltou a prefeita Josa Silva.

Endereço: RUA GRANDE \ CENTRO \ SÃO JOÃO DO SÓTER - MA \ CEP: 65615000