Educação

Secretaria da Educação realiza caminhada de mobilização da campanha “Fora da Escola não pode”

A Secretaria Municipal da Educação, com o apoio da Prefeitura, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Saúde e Câmara Municipal de Vereadores, realizou, na tarde desta quarta-feira, 06 de outubro, a caminhada de mobilização da campanha “Busca Ativa Escolar. Fora da Escola, não Pode”, centenas de pessoas participaram da ação que percorreu a avenida Esperança.

“Hoje nós encerramos mais uma etapa incentivando a comunidade a entender que lugar de criança é na escola. Mas, o projeto não para. A partir de agora, a gente começa uma nova fase que é o acompanhamento efetivo dentro das escolas, juntamente com as escolas. Para que nenhuma criança e adolescente fique sem o direito de estudar”, disse a coordenadora Iraílde Miranda.

Na ocasião, os participantes realizaram panfletagem com orientações do que é de como funciona a campanha, que é uma iniciativa do Selo UNICEF e Undime, pela Campanha Nacional do Direito à Educação, no intuito de alertar e combater a exclusão escolar nos municípios brasileiros.

A secretária de Educação, Rose Araújo, explica que a manutenção do vínculo com a escola, mais do que nunca, é necessária para garantir a aprendizagem de todos os alunos, mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos.

“Hoje aqui nesse momento nós estamos fazendo essa campanha de mobilização para que as crianças não fiquem fora da escola. Esse vínculo com a escola tem que continuar, então, aluno fora da escola não pode”, falou. A secretária enfatizou também as ações da campanha realizada durante este ano. “Esse ano a gente conseguiu fazer uma campanha realmente de forma itinerante, percorremos todos os povoados do município, falando de casa em casa, da importância que é o vínculo da família com a escola, fazendo a mobilização em cada povoado. E hoje, estamos realizando aqui na sede, mostrando que unidos a gente consegue fazer uma educação sotense de qualidade”, completou.

A vice-Prefeita Lacerda, participou da ação e falou da importância da busca Ativa. “Toda criança e adolescente tem o direito de aprender, e cada um de nós tem um papel fundamental na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, em especial, quanto ao direito à Educação, por isso, todos devem se mobilizar. A educação do município não para por que nós temos uma equipe comprometida com a qualidade do ensino em nossa cidade, desde as equipes técnicas às pedagógicas. Juntos venceremos todos os desafios. vamos em frente!”, disse.

Ação contou ainda, com a presença de coordenadores municipais, secretários municipais, vereradores e lideranças políticas.

Endereço: RUA GRANDE \ CENTRO \ SÃO JOÃO DO SÓTER - MA \ CEP: 65615000